Doppler de Artérias Renais


É um exame de ultra-sonografia com Doppler colorido, que estuda o fluxo nas artérias renais, desde a sua emergência, na aorta abdominal, até o hilo renal e nos seus ramos intra-renais, procurando detectar áreas de estenose,que nos jovens podem ser causadas por displasia fibrosa das artérias e nos idosos por aterosclerose.

A importância da detecção das estenoses das artérias renais e seus ramos é que elas podem determinar diversos efeitos sobre a fisiologia renal e na regulação da pressão arterial sistêmica, podendo determinar hipertensão arterial acelerada ou maligna, insuficiência renal aguda ou crônica e até mesmo edema agudo de pulmão.

A doença Reno-vascular é um processo evolutivo e o dopler das artérias renais um teste não invasivo que pode estudar a progressão das lesões obstrutivas, da redução das dimensões renais, indicando o momento de revascularização renal ou alterações no tratamento.

O EDC , quando bem realizado , é um teste sensível para seleção prévia dos pacientes à arteriografia, colocando-se como uma alternativa à mesma, que apesar de ser o método mais preciso para o diagnóstico da estenose renal, é um método invasivo, que pode provocar reações alérgicas e causar nefrotoxicidade.

As limitações técnicas do EDC das artérias renais podem estar relacionadas com as variações anatômicas da vascularização renal, como ramificação precoce , artéria renal acessória e artérias polares, como também à dificuldade de realização do exame em pacientes portadores de arritmias cardíacas, doenças respiratórias graves, obesidade ou na presença excessiva de gases intestinais.

Recomendações para o exame:

- Jejum de 12 hs

- Preparo intestinal com uso de laxantes e antifiséticos no dia anterior ao exame,

- Abstinência de cigarros no dia do exame.
 


 
  Dra. Tereza Ângela Feldener Martins Graci