Você sabe o que é o colesterol? Muitos já devem ter ouvido falar que o colesterol é uma gordura já que, na maioria das vezes, é caracterizado como uma. Na realidade, o colesterol é um álcool complexo que percorre todo o corpo junto de duas lipoproteínas: o HDL e o LDL. Quando o colesterol está alto no sangue, o risco de doenças cardiovasculares aumenta significativamente. Para isso que não ocorra, você deve reduzir a gordura saturada no cardápio. Com isso, muitas dúvidas surgem. A dúvida mais comum é: o que devo comer para diminuir o colesterol ruim, aumentando assim o colesterol bom?
Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao colesterol, preparamos um artigo para que você saiba/entenda melhor sobre os três tipos de colesterol (HDL, LDL e Mgmin-LDL). Além disso, preparamos uma lista com os alimentos permitidos para manter o colesterol em níveis normais e também os alimentos que devem ser evitados caso ele esteja alterado. Acompanhe a leitura e confira. Vamos lá?
HDL (colesterol bom)
Assim como descrito na imagem, o HDL ajuda a limpar as placas de gordura na artéria, levando-as de volta para o fígado, impedindo assim o acúmulo. Desse modo, uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios faz toda a diferença para que os níveis de colesterol permaneçam equilibrados.
LDL (colesterol mau)
Já o colesterol mau entope os vasos sanguíneos, obstruindo assim a passagem de sangue. Se não for tratado, irá provocar um acúmulo nos vasos, o que poderá ocasionar o entupimento e até a formação de trombos, levando o indivíduo a ter um infarto e até mesmo um acidente vascular cerebral.
Mgmin-LDL (supermau)
O colesterol Mgmin-LDL supemau – também conhecido como ultraruim – é uma nova forma de mau colesterol descoberto por cientistas britânicos. Com uma textura bastante pegajosa, “gruda” na parede das artérias favorecendo o surgimento de outras placas de gordura, entupindo assim os vasos sanguíneos.
Afinal, quais são os alimentos que devo consumir?
Antes mesmo de falar sobre os alimentos permitidos, é muito importante lembrar que o consumo desses alimentos deve ser moderado. Confira a lista de alimentos que são permitidos moderadamente:
- Carnes: peixes como o camarão, lagosta e frutos do mar devem ser consumidos em pequena quantidade esporadicamente, já que possuem uma quantidade significativa de colesterol. Aves sem pele, Carnes magras (cozidas, assadas ou grelhadas).
- Laticínios: leite desnatado/semi desnatado, iogurte desnatado, queijo branco (fresco), cottage, ricota e requeijão light.
- Sobremesa: fruta (sem creme)
- Ovos: preferencialmente sem as gemas. As claras estão liberadas.
- Pães e Cereais: pães integrais, massas (preparadas sem gemas e sem óleos vegetais), arroz, macarrão sem ovos, leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas secas), cereais integrais (aveia, trigo e centeio, entre outros), cereais tipo Corn Flakes.
- Leguminosas: Todas as frutas com exceção de >> Congelados, enlatados, Liofilizados (secos), Azeitonas em pequenas quantidades.
- Gorduras/óleos: Óleos vegetais insaturados (oliva, girassol, canola, soja e gergelim), Margarina dietética em pequena quantidade, Molhos a base de óleos insaturados, iogurte desnatado ou ricota em pequena quantidade, Sementes oleaginosas e nozes.
E quais são os alimentos que devo evitar?
Alguns alimentos são altamente prejudiciais para o organismo e para a saúde do coração. Confira alguns dos alimentos que você deve evitar:
- Carnes: Carne vermelha gorda, Carne de porco, miúdos,Carneiro, Cabrito, Frios (salame, presunto, mortadela, linguiça, salsicha).
- Laticínios: Leite Integral, Creme de leite, Manteiga, todos os queijos gordos (curtidos e requeijão cremoso).
- Sobremesa: Cremosos, Sorvetes e Doces.
- Ovos: Gemas (até 2 por semana).
- Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel.
- Leguminosas: Coco, Amendoim.
- Gorduras/óleos: banha de porco, bacon, manteiga, margarina, óleo de dendê, óleo de amendoim (gorduras hidrogenadas), maionese e frituras.
Consuma mais fibras, reduza a gordura saturada do cardápio e consuma mais ômega 3. Invista em gorduras boas. A alimentação balanceada e a prática de exercícios são fatores extremamente importantes para equilibrar as taxas de colesterol no sangue. Leve uma vida saudável, mantenha o equilíbrio e proteja assim a saúde do seu coração.
Nossas informações sobre Colesterol foram úteis para você? O objetivo da CCR Med é levar até você conteúdos com informações relevantes relacionadas à saúde e bem-estar. Para saber mais temas relacionados à saúde do coração, acesse outros conteúdos aqui.