A Gota não é uma doença contagiosa, mas sim, bastante incômoda por ser caracterizada por crises periódicas e súbitas de dor e inflamação das articulações. Na maioria das vezes, essas crises se manifestam no grande artelho (dedo grande/do pé), mas podem ocorrer em outras articulações como tornozelos, joelhos, dedos das mãos, cotovelos, entre outros. O ataque agudo ocorre com maior frequência no período da noite com dor na articulação ou articulações afetadas. O sintoma doloroso se intensifica em algumas horas atinge sua máxima intensidade. Essas crises periódicas podem repetir-se depois de algumas semanas, meses ou anos de intervalos.
Acompanhe a leitura e saiba como você pode se ajudar durante o tratamento. Vamos lá?
Por que pode ocorrer aumento do nível de ácido úrico no sangue?
O ácido úrico é produzido normalmente no organismo humano através de processos químicos naturais e é eliminado em sua maior parte na urina e em menores quantidades nas fezes e na transpiração. O aumento da quantidade de ácido úrico no sangue é devido a dois fatores:
- O ácido úrico poderá não estar sendo suficientemente eliminado na urina.
- O organismo poderá estar produzindo quantidades muito elevadas de ácido úrico.
Quais são os riscos das altas concentrações de ácido úrico no sangue?
O ácido úrico, sendo pouco solúvel nos líquidos orgânicos, ao ter sua concentração aumentada no sangue poderá precipitar-se, depositando-se sob a forma de cristais de urato nas articulações e cartilagens articulares.
Esses depósitos chamados “TOFOS”, ocorrem mais freqüentemente no dedo grande dos pés (grande artelho), tornozelos, mãos, cotovelos, joelhos, etc., além de ocorrerem também na cartilagem das orelhas e nos rins, onde pedras (cálculos) poderão ser formados. Esses cálculos além de provocarem intensas dores devidas aos seus deslocamentos, poderão lesar os tecidos renais, provocando infecções e até levar à insuficiência renal.
O que o paciente deve fazer para ajudar o tratamento?
- Seguir à risca todas as recomendações do médico.
- Tomar o medicamento receitado, regularmente, sem interrupções.
- Alimentar-se através de uma dieta balanceada (normocalórica) relativamente baixa em gorduras e elementos purínicos, evitando bebidas alcoólicas.
- Manter peso normal, sem se submeter a “dietas de fome”. As dietas drásticas e o sobrepeso contribuem para a severidade da enfermidade e dificultam o seu controle.
- Ingerir líquidos apropriadamente. Se não houver contra-indicações do médico a este respeito, o paciente deverá ingerir cerca de 2 litros de água por dia, a fim de aumentar a excreção urinária e reduzir a possibilidade de formação de cálculos.
- Praticar exercícios físicos moderados e constantes, desde que o paciente não esteja sob crise aguda (andar, ginástica de solo, hidroginástica, etc) Exercícios esporádicos e violentos não devem ser praticados, pois serão prejudiciais.
- Evitar exposição ao frio, utilizando roupas adequadas e repouso.
Nossas informações sobre Hiperuricemia e Gota foram úteis para você? Para saber mais temas relacionados à saúde do coração, é só continuar navegando pelo nosso blog. Cuide-se.