Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, no ano de 2018, o Câncer de Mama atingiu cerca de 59 mil casos em todo o Brasil. Além de falar sobre a importância da conscientização e prevenção deste câncer, é importante lembrar que o coração também merece atenção.
Com as mudanças do estilo de vida, as doenças cardiovasculares passaram a liderar as causas de mortalidade feminina, ultrapassando até mesmo o câncer de mama. No Brasil, a cada dez vítimas de doenças cardiovasculares, quatro são mulheres.
Assim, é preciso ter um olhar atento para garantir uma melhor qualidade de vida sem causar maiores danos aos diversos sistemas do corpo, sobretudo o cardiovascular. Saiba mais sobre o Câncer de Mama, os fatores de risco e também sobre a importância do check-up cardiovascular para manter seu coração protegido.
Vamos lá?
O que é o câncer?
O câncer significa o crescimento rápido e desordenado de células que passam a se multiplicar. Assim, além de serem muito agressivas e incontroláveis, formam tumores que podem se alastrar por outras regiões do corpo.
No câncer de mama, essas glândulas são formadas por lobos que se dividem em estruturas menores, que são os lóbulos e ductos mamários. Geralmente, se iniciam na mama e podem atingir a axila e outras regiões. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, ele continua sendo o tumor que mais leva as mulheres brasileiras à morte.
E quais são os principais fatores de risco?
Aqui, é importante lembrar que o câncer de mama não possui uma causa única. Mas, é mais comum em algumas condições. Idade, fatores endócrinos, fatores comportamentais e hereditários são alguns deles, que devem ser observados cuidadosamente.
Mulheres acima de 50 anos de idade, por exemplo, possuem mais chances de desenvolver o câncer de mama, já que possuem o acúmulo de exposições ao longo da vida e também devido às próprias alterações biológicas, que aumentam consideravelmente esse risco. Um estudo realizado e reconhecido pela International Agency for Research on Cancer (IARC) apresentou que o tabagismo, com seus agentes carcinogênicos, também é uma das causas do câncer de mama.
Primeira gravidez após os 30, uso de hormônios externos, doença mamária prévia, consumo de álcool e obesidade também são alguns deles. Quanto aos fatores hereditários, são considerados responsáveis por menos de 10% do câncer de mama, onde os riscos passam a ser maiores quando os parentes acometidos são aqueles de primeiro grau.
Ele também afeta o coração
Câncer de mama, de pulmão, melanomas, leucemia e linfomas. Qualquer tumor pode atingir as estruturas cardíacas. Quando o câncer é diagnosticado, podem ser encontrados desde 1 até 20% de comprometimento do coração pelo câncer. Assim, quando há medidas preventivas, garante-se uma melhor qualidade de vida sem causar maiores danos aos diversos sistemas do corpo, sobretudo o cardiovascular.
Prevenção é a palavra-chave
Viver de forma equilibrada previne não só o câncer, mas também outras doenças de forma geral, sobretudo as cardiovasculares. A prática de exercícios, de movimentos do corpo no dia a dia, a alimentação e as visitas regulares ao Médico são as melhores medidas preventivas. Para exemplificar, deixamos algumas dicas para manter seu corpo sempre protegido:
- Mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos, principalmente aquelas que já possuem histórico da doença na família.
- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em grande quantidade, aumenta o risco não só do câncer de mama, mas também de doenças cardiovasculares.
- Inclua frutas, cereais, legumes e verduras e feijões em sua alimentação.
- Cuidado com a balança. Tanto o sobrepeso como a obesidade são fatores de risco. Mulheres obesas produzem uma quantidade maior de estrogênio, hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos.
- Assim, movimente seu corpo. Atividades físicas são mais que bem-vindas e são essenciais para prevenir o câncer.
E claro, não se esqueça do autoexame
Cerca de 80% dos tumores são descobertos no momento do autoexame. Por isso, é tão importante fazê-lo. Esse toque é necessário e imprescindível para o autoconhecimento e autocuidado do próprio corpo. Aqui, explicamos direitinho como ele funciona:
De pé, em frente ao espelho
Em frente ao espelho, observe o bico, a superfície e o contorno das mamas. Depois, eleve os braços e veja se há alguma modificação ou inchaço diferente do habitual. Com o braço esquerdo elevado, toque delicadamente sua mama esquerda. Depois, é só repetir o procedimento com o outro braço. É importante lembrar que se houver alguma secreção, não hesite em consultar o Médico.
Aproveite a hora do banho
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço esquerdo e apalpe sua mama direita. Toque levemente com a ponta dos dedos e identifique se há presença de caroços ou alterações. Esse toque deve ser feito com cautela, de forma delicada e, depois, de forma média e mais firme em movimentos circulares. Depois, é só repetir esse procedimento com a outra mama.
Se preferir, também pode ser antes de dormir
Posicione uma de suas mãos sobre a cabeça e, com a parte interna dos dedos da outra mão, toque levemente de fora para dentro. Depois, é só repetir o procedimento com a outra mão. Fique atenta se há engrossamento do tecido ou alguma protuberância.
Vale lembrar que o câncer de mama, embora raro, também tem a ver com os homens. Embora esse número pertença a 1% , ele também alcança os homens. Por isso, homens devem fugir do preconceito e realizar esse toque.
Um olhar atento às doenças do coração
Se engana quem tem o pensamento que só o homem deve cuidar do coração. A cada dez mortes por infarto, seis são mulheres. Quem apresenta esse dado é a SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia. O aumento das doenças cardíacas em mulheres têm aumentado, e não só pela falta de atividades físicas e alimentação inadequada, mas também pela falta de realização dos exames do coração.
Com a conscientização do câncer de mama, muitas mulheres acabam esquecendo de cuidar do coração. Geralmente, as mulheres realizam exames ginecológicos e de mama anualmente mas, quando o assunto é o check-up, não há periodicidade.
Assim, além da mamografia e do autoexame, lembre-se também do check-up
A avaliação, em todas as suas formas, é fundamental para monitorar a saúde e o bom funcionamento do organismo. Com o check-up, não é diferente, já que consiste em uma bateria de exames onde o profissional da saúde avalia e identifica como está o funcionamento do coração, sendo possível identificar se há indícios de problemas cardíacos e circulatórios.
Nosso conteúdo foi importante para você? Compartilhe e leve essas informações para mais gente. Continue acessando nosso blog. O nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração.