A matrícula na academia e o passaporte para uma vida com mais saúde e bem-estar. A prática regular de atividade física é uma das principais indicações na prevenção das doenças cardiovasculares. Fato. No entanto, para começar os exercícios não basta fazer o check in na academia ou contratar um personal trainer. Alguns exames do coração são indispensáveis para se garantir uma prática, de fato, saudável e segura.
Colocar o corpo em movimento, acelerar os batimentos cardíacos, suar e liberar endorfina e serotonina. Os exercícios físicos são fundamentais na melhoria do estilo de vida e no funcionamento do organismo. Os benefícios são comprovados, mas, independente da idade, fazer um check up antes de treinar é outra recomendação indispensável para quem quer dar o primeiro passo.
Para saber quais exames são importantes nesse momento e como eles podem ajudar a identificar alguma doença silenciosa ou a garantir uma prática sem sustos, acompanhe a leitura a seguir.
Por que é importante realizar avaliação médica antes de começar atividade física?
Para começar, é importante entender porque a avaliação de um médico cardiologista antes de começar uma atividade física e o acompanhamento ao longo do tempo são tão importantes para a saúde quanto a prática dos exercícios em si.
Somente por meio do conhecimento médico e por meio dos exames especializados é que será possível saber quais as condições de saúde do coração e do sistema cardiovascular e detectar qualquer sinal de problema ainda não percebido, como anormalidades congênitas ou condições desenvolvidas, como uma artéria entupida, por exemplo.
A avaliação de um profissional permite que a pessoa tenha mais consciência sobre seu próprio corpo e sobre suas possibilidades de colocá-lo em movimento, já que alguns quadros podem impedir a realização de treinos mais pesados.
Além disso, os resultados de determinados exames podem ajudar na indicação dos melhores exercícios para aquela determinada pessoa e ajudá-la em relação à carga de esforço e à frequência de treino.
Um estudo publicado na Revista Digital EFDeportes trouxe os resultados de uma pesquisa realizada com 30 pessoas, com faixa etária entre 21 e 71 anos, praticantes de atividades físicas, na Praça do Violeiro, em Goiânia. Somente 14% afirmaram ter orientação e, desse total, 60% disseram que tinham orientação médica, 27% de um professor de Educação Física e 13% de um amigo.
A publicação destaca que o aluno não orientado, pela ausência de conhecimento fisiológico e anatômico do exercício, tem grande risco de morte por carga excessiva no sistema cardíaco e respiratório.
Assim, o acompanhamento de um profissional – tanto de um médico como de um professor de Educação Física – e os exames cardiovasculares, antes de iniciar uma atividade física, independente de qual seja, são uma proteção, valem para todas pessoas – homens e mulheres -, em todas as faixas etárias, e devem ser incluídos no pacote do “me matriculei em uma academia”.
Quais exames devem ser feitos antes de começar a prática de exercícios físicos?
Mas quais os exames do coração indispensáveis para a prática de atividade física? Por onde começar antes de apertar o play na esteira? Na CCR Med, é possível realizar os exames essenciais para uma avaliação completa da saúde cardíaca e vascular.
Veja só:
-
Ecocardiograma de Estresse Físico ou de Esforço
O ecocardiograma é um exame capaz de avaliar as estruturas cardíacas quando estas são requisitadas durante a prática de atividade física (estresse).
O exame é realizado em uma bicicleta ergométrica e sua realização permite identificar obstruções das artérias coronárias.
O ecocardiograma de estresse com esforço físico é feito, praticamente, com a mesma monitorização de um teste ergométrico, no entanto, no primeiro são inseridas as imagens obtidas pelo ecocardiograma, tornando-o mais completo.
-
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é o exame que avalia as atividades elétricas do coração em repouso. Ele analisa os potenciais elétricos e a condução do coração.
É um exame indolor realizado por meio de eletrodos colocados em pontos específicos do corpo. As imagens transmitidas são registradas nos gráficos do eletrocardiograma e têm a capacidade de fornecer informações sobre diversas doenças cardíacas.
Sua indicação está relacionada, especialmente, à detecção de arritmias, bloqueios da condução elétrica cardíaca, isquemia miocárdica, doenças do músculo cardíaco e metabólicas e nos efeitos de alguns medicamentos, além de ser fundamental no acompanhamento de portadores de hipertensão arterial.
-
Teste ergométrico
O teste ergométrico ou teste de esforço é um exame que tem como objetivo avaliar o funcionamento cardiovascular e/ou respiratório de maneira ampla.
Pelo exame, é possível observar os desempenhos da frequência cardíaca e da pressão arterial antes, durante e após o esforço físico.
O teste coloca o corpo em movimento e o exercício é um estímulo fisiológico utilizado para verificar possíveis anormalidades cardiovasculares que não estão presentes no corpo em repouso e para determinar a adequação da função cardíaca.
O exame é feito em bicicleta ergométrica ou esteira rolante (mais recomendado atualmente).
Dessa maneira, durante o exame, são avaliados os seguintes parâmetros:
- alterações do eletrocardiograma no esforço;
- pressão arterial;
- resposta da frequência cardíaca;
- desempenho físico;
- presença de sintomas durante o teste;
- presença de arritmias no esforço.
Check up para começar atividade física
Por fim, realizar os exames de coração, como eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico, antes de iniciar uma atividade física, garante uma prática monitorada, segura e com mais qualidade no desempenho e nos resultados.
Para realizar o seu check up cardíaco, conte com os equipamentos modernos e com o clínico da CCR Med Campinas.
As informações foram úteis para você? Compartilhe e leve conteúdo para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas em nosso blog.