Quando você consome localmente de comércios em seu bairro, você ajuda a mudar economicamente e socialmente a região onde você vive. Pequenos comércios como padarias, lojas, cafés e minimercados em seu bairro são ótimas opções, sobretudo em tempos de coronavírus. Afinal, comprar no comércio local não só melhora a vida da sua cidade e a economia, mas também se trata de um ato solidário e consciente.
Quando valorizamos o negócio local, estamos valorizando aquele empreendedor, sua família e seus funcionários além de um atendimento mais humano e personalizado. Incentivar micro e pequenas empresas faz a comunidade se desenvolver e oferecer melhores serviços.
Acompanhe a leitura deste artigo e veja por que você deve valorizá-los. Vamos lá?
Contribui para manter os empregos e os pequenos negócios
De acordo com dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas empregam em torno de 60% da população que tem carteira assinada. Boa parte dos brasileiros começam suas carreiras nos pequenos negócios e, se você coloca seu dinheiro nelas, está ajudando a manter os empregos e gerar ainda mais possibilidades para quem está começando. É uma forma de incentivar tanto o empreendedor como os funcionários.
Sendo assim, comprar do pequeno negócio também faz o dinheiro circular pelo seu bairro, que incentiva a movimentação econômica local, ajuda na melhoria da vizinhança e faz seu bairro crescer para ficar cada vez melhor.
Um ato cidadão, solidário e consciente
Poucos refletem, antes de colocar a mão no bolso, para onde vai seu dinheiro ao comprar de grandes comércios. Agora, sobretudo, em meio à pandemia, comprar daquele minimercado ou padaria perto de casa é uma forma de ajudar os negócios a se manterem abertos, por isso é considerado um ato cidadão, pois movimenta o dinheiro na região onde o consumidor mora ou trabalha.
Este dinheiro circula no bairro e sustenta uma cadeia de pequenos empreendedores, voltando para a comunidade em forma de novas oportunidades e novos empregos.
Sem estresse: menos trânsito e mais facilidade
Realizar suas compras em comércios locais é muito mais fácil e gera menos estresse. Além disso, é uma opção muito saudável, já que você pode ir caminhando ou até mesmo de bicicleta para fortalecer todo o corpo, favorecendo a circulação sanguínea e promovendo o relaxamento.
Se precisar sair de casa, mesmo que seja em seu bairro, lembre que o uso da máscara é essencial. Neste momento, tanto as máscaras como a utilização de álcool em gel são métodos extremamente importantes para sua saúde e bem-estar.
Aqui, também vale lembrar que o consumo local também contribui para a diminuição do trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade. Assim você também estará contribuindo com o meio ambiente para uma melhor qualidade de vida.
Pequenos comércios oferecem atendimento mais humano e personalizado
Nada de filas de estacionamento, no caixa e atendimento impessoal. Em grandes mercados e padarias, é comum ter que lidar com aglomerações. Em seu bairro, o atendente não só conhece a comunidade, como te conhece e sabe as suas preferências. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de conhecer outras pessoas pela região onde mora.
Movimentos que fortalecem pequenos negócios: como eles funcionam?
Hoje, sobretudo, em meio à pandemia, há vários movimentos importantes de apoio aos comércios locais. Com o consumo consciente, valorizando empreendedores e apoiando pequenas empresas durante esta temporada de isolamento, todos saem ganhando. Confira alguns deles:
SEBRAE: Compre do Pequeno
O portal do SEBRAE é um dos exemplos com o movimento Compre do Pequeno, ressaltando que, juntos, podemos fazer a diferença na vida de várias pessoas. Além disso, foram criados adesivos e cartazes com mensagens de apoio ao pequeno negócio. Para saber mais, clique aqui.
Stone: Compre Local
O Movimento Compre Local #CuideDoPequenoNegócio também é uma das iniciativas para que possamos comprar de pequenos negócios como restaurantes, mercados e outros estabelecimentos em nosso bairro para apoiar os negócios da vizinhança. Assim, todos serão beneficiados e pequenos empreendedores terão acesso às ferramentas para vender online ou entregar por delivery mesmo de portas fechadas. Para saber mais sobre este movimento, clique aqui.
Campinas Compre Local: ajude um pequeno negócio
O Movimento #CampinasCompreLocal junta dois conceitos: o #CompredoPequenoNegócio – campanha nacional do Sebrae e sugere o #CompreNoSeuBairro, prática mais adequada para o momento, pois ajuda a diminuir a circulação e o uso do transporte público, podendo buscar a pé ou até mesmo pedir para entregar em casa.
Assim, você garante mais segurança e ajuda os empreendedores perto de você. Você pode comprar de pequenas padarias, minimercados, açougues, bares e outros estabelecimentos da sua região. O site conta com diversos segmentos:
- Alimentação: padarias e restaurantes e lojas com deliverys;
- Varejão online: conservas, temperos, vegetais e legumes, especialmente selecionados, higienizados e produtos orgânicos;
- Lojas: diversas opções de lojas multicoisas, enxoval, presentes artesanais, entre outros.
Confira todos os estabelecimentos disponíveis em Campinas aqui. Lembre-se que, com a sua força, os pequenos negócios ficam mais fortes, ajudando a manter os empregos e a economia local funcionando.
Nossas informações foram importantes para você? Compartilhe e leve essas informações para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira dicas de saúde em nosso blog.