Ter um coração saudável é mais fácil do que se imagina. Muitas vezes, a rotina nos leva a esquecer algumas atitudes que são fundamentais para o bom funcionamento do coração. Fatores como o estresse, passar o dia sentado/deitado, alimentação e vícios como o cigarro e a bebida são altamente prejudiciais. O acúmulo de pequenas atitudes do dia a dia faz com que o aumento de doenças cardiovasculares aumente significativamente.
Mas fique calmo, preparamos este artigo para você com 10 atitudes para ter um coração saudável. Você sabia que o uso do fio dental pode ocasionar problemas no coração? Pode parecer estranho, mas faz todo o sentido. Acompanhe a leitura e confira:
1. Evite o estresse
Muitas situações em casa, no trabalho e até mesmo em momentos de lazer geram estresse. É normal que você se estresse, mas é preciso ter controle. Ele é um inimigo para o nosso coração, pois libera hormônios (cortisol, adrenalina e noradrenalina) que podem ocasionar até mesmo a morte. Tenha calma, respire. A respiração é o fator mais importante nesses momentos que nos aflige. Evite reclamar, fuja de discussões e quaisquer outros motivos que podem ocasionar momentos de raiva.
2. Valorize o sono: durma na medida certa
A Fundação Nacional do Sono realizou uma pesquisa sobre a quantidade de horas de sono de acordo com a faixa etária. Recém nascidos precisam dormir entre 14 a 17 horas, bebês entre 12 a 15 horas, crianças entre 10 e 14 horas de sono, adolescentes entre 8 e 9 horas, adultos de 7 a 9 horas e idosos de 7 a 8 horas. Ou seja, dependendo da idade, a quantidade de sono diminui. É essencial que você valorize o sono. Uma noite bem dormida faz toda a diferença no dia seguinte. Além de ser revigorante, melhora a disposição e não faz com que você se sinta cansado para realizar as atividades diárias. Invista no sono.
3. Cuide da alimentação
Faça da alimentação uma amiga. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 60% dos alimentos com alto teor de gordura fazem parte da alimentação diária. O excesso de gordura, além de prejudicar o cérebro, traz problema nas artérias e contribuem no surgimento de muitas doenças cardiovasculares Fuja da estimativa. Alimente-se de saladas, verduras, legumes, frutas e em outros alimentos ricos em nutrientes e gorduras boas. Lembre-se de mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão.
4. Mexa-se no trabalho e fora dele
Todos devem saber que praticar atividades físicas é primordial para o bom funcionamento do nosso corpo, isso é fato. Um estudo publicado pela Associação Médica Americana indica que os exercícios são aliados perfeitos para proteger o coração. De forma moderada, eles agregam muito na qualidade de vida. Quando você faz uma atividade física, é liberada a endorfina, denominada como “hormônio da felicidade”, que promove o bem-estar, além, é claro, de combater o estresse.
É possível praticar atividade física no trabalho?
Sim, é possível. Pequenos hábitos como trocar a garrafa de água por um copo, alongamento e subir as escadas ao invés de pegar elevador são ótimas dicas para quem trabalha o dia todo sentado.
Não esqueça de beber água e de se movimentar. Afinal, não adianta trocar a garrafa de água pelo copo se você não for levantar para abastecê-la, não é mesmo? Mantenha-se hidratado. A água ajuda e muito na circulação do sangue. O seu corpo agradece.
5. Não esqueça do fio dental
Mas afinal, qual é a relação do fio dental com o coração?
A inflamação de gengiva é um fator muito sério quando se trata da saúde do coração. O que ocorre, é que as bactérias contidas no sistema bucal podem se deslocam pela corrente sanguínea, aumentando assim, os problemas do coração.
Com o uso do fio dental, as chances de acúmulo de gordura e de resíduos locais diminui significamente.
6. Tenha cuidado com a quantidade de sal
Você pode utilizar o sal, mas utilize com moderação. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), além da hipertensão, a utilização do sal em excesso aumenta em até 73% o risco de diabetes. É recomendado que utilize até 5g de sal por dia, não mais que isso. Modere e evite doenças cardiovasculares.
7. Fuja do tabagismo (e também da fumaça)
Além de causar doenças pulmonares, cardiovasculares e cerebrais, os fumantes ainda correm 70% de chances de sofrer essas doenças e até mesmo o infarto comparado àqueles que não fumam. A expectativa de vida também diminui em mais de dez anos.
Outra questão é a fumaça do cigarro. Se você mora com quem fuma ou têm amigos que tem esse hábito, tente não ficar tão próximo deles nesse moments. Ao inalar a fumaça, o fumante passivo também corre riscos, sendo tão prejudicial quanto o fumante ativo.
Fique atento.
8. Enriqueça a sua Vitamina D
A Vitamina D pode ser obtida através da alimentação e também da exposição solar. A função dessa vitamina é o fornecimento de cálcio e fósforo. Apenas 20% é encontrada em alimentos, por esse motivo, não esqueça do Sol, assim você protegerá os seus rins, os seus ossos e o seu intestino. Saiba que a deficiência de Vitamina D pode acarretar o aumento de doenças crônicas: problemas cardiovasculares, enfermidades imunológicas e até mesmo tumores.
9. Fique de olho na balança: pese-se regularmente
De acordo com uma pesquisa realizada e publicada no jornal científico Plos One, pessoas que se pesam com frequência, têm mais chances de manter/perder peso do que àquelas que não têm o hábito. É muito importante que você se pese para que tenha o controle. Lembre-se de não subir na balança várias vezes ao dia ou depois de ingerir comidas mais pesadas. O ideal é que você se pese em jejum, logo após acordar. Outra dica é tirar todas as roupas, assim, é mais fácil que não tenha alterações na balança.
10. Não esqueça de consultar o Cardiologista
Em todos os casos, é fundamental que haja acompanhamento de um profissional da saúde. A alimentação e a prática de exercícios são essenciais para ter um coração saudável, mas é preciso de acompanhamento. Faça a bateria de exames pelo menos uma vez ao ano. Cuide-se e prolongue ainda mais os seus dias.
O objetivo da CCR Med é levar até você conteúdos com informações relevantes relacionadas à saúde e bem-estar. Continue acessando o nosso blog para conferir mais dicas sobre a saúde do seu coração.