| Blog da CCR med

Hipertensão arterial: a pressão alta é silenciosa e ameaça o coração
Hipertensão arterial: a pressão alta é silenciosa e ameaça o coração

Nem sempre a hipertensão arterial apresenta sintomas e pode ser considerada como uma doença silenciosa que ameaça o coração. Um em cada quatro brasileiros sofre de hipertensão, ou pressão alta, sendo que após os 60 anos essa proporção ultrapassa 50% da população. 

Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), ter o controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto. Por isso, é preciso saber do que se trata a pressão arterial, quais são os fatores de risco, os mitos e verdades sobre a doença e quais são as formas de prevenção.

Acompanhe a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é pressão arterial?

Ela é fundamental para o equilíbrio do organismo. A pressão arterial é a força que faz com que o sangue circule pelas artérias e chegue a todos os tecidos. Quando o sangue é bombeado, ele é “empurrado” contra a parede dos vasos sanguíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.

Assim, o sangue é direcionado a áreas importantes, como o cérebro, e conseguimos manter o equilíbrio. Quando tudo funciona bem, cada célula recebe sua cota de oxigênio e nutrientes necessários para todo o corpo e, por isso, deve se manter equilibrada.

Se considera que a pressão está boa quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

Por que verificar a pressão de tempos em tempos?

A pressão deve ser medida pois, a pressão alta, não é percebida em seu início. Com a hipertensão arterial as consequências são mais graves, já pode evoluir durante anos sem ser percebida.

Assim, surgem suas complicações como o derrame cerebral, a insuficiência renal, o enfarte do miocárdio e até mesmo o aumento do tamanho do coração. Vale lembrar que qualquer pessoa, independente de sua faixa etária, pode ter pressão alta e por isso o exame médico periódico, com a medida da pressão arterial, deve ser realizado.

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa

Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros. Geralmente, que sente os sintomas, pode estar com o comprometimento elevado. Por isso, a melhor forma é estar com os exames de rotina em dia.

Quais são os fatores de risco?

  • Hereditariedade: quando se tem predisposição herdada do pai ou da mãe 
  • Idade: a idade também conta como um dos fatores para a pressão alta, sendo mais comum em indivíduos com 65 anos ou mais 
  • Obesidade: quanto maior o peso, maior o risco de se ter pressão alta 
  • Sedentarismo: a prática de exercícios regulares tem papel protetor e, por isso, uma pessoa sedentária é mais propensa 
  • Má alimentação: baixo consumo de frutas, verduras e legumes e excesso de comida industrializada também podem comprometer a saúde das artérias 
  • Excesso de sal: o sódio, presente no sal de cozinha, entre outros fatores que serão vistos a seguir.

Mitos e verdades sobre a hipertensão arterial

É só retirar o sal da alimentação que a pressão fica equilibrada? O álcool deve mesmo ser evitado? E o estresse, afeta mesmo? Quando se trata do assunto, há muitos mitos e verdades. Por isso, o ideal é consultar seu Médico para esclarecer todas suas dúvidas. Aqui, diremos algumas delas.

Basta retirar o sal da comida

Mito. O sal que colocamos na comida não é um grande vilão, mas sim, um dos fatores de risco para a hipertensão. Por isso, é preciso ficar de olho na quantidade de sal contida nos alimentos, principalmente os industrializados, como macarrões instantâneos, temperos prontos e lasanhas congeladas que concentram grandes quantidades desse mineral.

O estresse aumenta a pressão arterial

Sim, é verdade. O estresse é um grande vilão, pois aumenta a estimulação do sistema nervoso, provocando elevação da pressão arterial, redução da circulação de sangue nas coronárias e instabilidade elétrica do coração

O álcool pode prejudicar no controle da pressão arterial

Verdade. O consumo de bebida alcoólica em excesso eleva a pressão arterial e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas. Por isso, é recomendado que as pessoas que consomem bebidas alcoólicas beba de forma moderada para evitar complicações.

Quem tem pressão alta corre risco de infarto e outras doenças do coração

É verdade. Quando se tem a pressão permanentemente alta, ou seja, sempre acima dos 14×9 mmHg, alguns órgãos podem ser afetados. No cérebro, pode ocorrer derrame. No coração, infarto. Dessa forma, os rins podem funcionar de modo insuficiente, sendo necessário realizar hemodiálise. Por isso a prevenção é tão importante.

Prevenção é a melhor forma de cuidar da pressão alta

Sabendo dos fatores de risco que comprometem a pressão, é necessário a prevenção, que começa na mudança de hábitos. Assim, para evitar medicamentos, a prática de exercícios, investir em uma boa alimentação, manter o peso adequado, evitar álcool, cigarro e o estresse são algumas das formas de manter os níveis de pressão equilibrados.

Faça um check-up: esteja com os exames em dia

Estar com os exames em dia é necessário para acompanhamento da pressão arterial. Sendo assim, o check-up é a forma mais eficaz para evitar a ocorrência de doenças. Quando os exames são realizados periodicamente, esses riscos diminuem consideravelmente.

M.A.P.A: Monitorização Ambulatorial da Pressão arterial

Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse.

Por isso, o exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, mais conhecido como M.A.P.A, é ideal. É realizado com um medidor automático de pressão arterial durante o período de 24 horas através de um dispositivo colocado na cintura. 

Durante esse período, serão avaliadas as horas em que o paciente estará acordado e também durante o período de sono. As medidas da pressão arterial são gravadas e, posteriormente, analisadas através do computador. É um exame seguro, acessível e que não possui efeitos colaterais.

CCrmed: clínica especializada em cuidar da saúde do seu coração

CCrmed: clínica especializada em cuidar da saúde do seu coração

Aqui, na CCRmed, além do M.A.P.A, realizamos todos os exames do coração. Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter ou Eletrocardiograma de 24h, Doppler (Ultrassom) das artérias carótidas e vertebrais, Prova de Função Pulmonar, Teste Ergométrico, Ultrassonografia em geral e Ecocardiograma de estresse físico ou de esforço. 

Contamos com profissionais altamente capacitados na área de Cardiologia e especialistas nas áreas de Ultrassonografia, Pneumologia, Clínica Médica e Nutrição. 

Nosso objetivo é cuidar da sua saúde com diagnósticos precisos e com orientações terapêuticas. Prezamos por um atendimento mais humanizado e integral. Estamos localizados no Cambuí. Conheça nossa Clínica e aproveite para agendar seus exames.

Cuide-se integralmente!

Nossas informações sobre hipertensão arterial foram importantes para você? Se você mora por Campinas e região, aproveite para marcar uma consulta e realize todos os exames do coração aqui. Continue acompanhando dicas de saúde em nosso blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS