Sim, você já ouviu e sabe que é muito importante praticar atividades físicas. É o que todo mundo diz, praticamente todos os dias. Mas afinal, você sabe como o seu coração fica depois dos exercícios? O que muda?
Se você já tem mais de 40 anos e acha que é tarde, que já “passou o tempo” de começar a se exercitar ou fica desanimado por ter pouco tempo livre, é hora de repensar. Não importa a idade quando o assunto é coração. Saiba que, com pequenas mudanças no dia a dia, fica muito mais fácil mantê-lo protegido por toda vida.
Assim, vale acompanhar a leitura para saber mais sobre a importância da atividade física para o seu coração. Junto de orientações do que você deve fazer antes de começar e algumas dicas de lugares agradáveis para se exercitar, fica muito mais fácil.
Vamos lá?
Como o coração fica depois dos exercícios? O que muda?
Essa é uma dúvida muito comum. Após as atividades físicas, além da sensação de bem-estar, todos os músculos do corpo ficam fortalecidos pela estimulação que passa por toda a circulação sanguínea. Assim, a irrigação do coração feita através das artérias coronárias ficam mais abundantes, iniciando assim a formação de novos vasos. Além disso, a prática regular de atividades físicas tem sido uma forma de tratamento muito importante no tratamento de insuficiência cardíaca.
Melhora a função cardíaca e auxilia no controle da pressão arterial
Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) mostra que os exercícios aeróbicos ajudam a proteger o coração doente, já que a prática facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas, promovendo assim a melhora da circulação e tornando as artérias mais eficientes para levar o sangue para os mais diversos órgãos do organismo. Assim, com as atividades físicas, você evita o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Os exercícios também são muito eficientes para aqueles que buscam o controle da pressão arterial. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apresentam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta. Assim, com a prática, há uma diminuição do percentual de gordura corpórea que auxilia tanto nos níveis de colesterol como nos níveis de glicemia no sangue.
Antes de começar as atividades físicas, não esqueça do Check-up
Ele deve ser o seu primeiro pensamento antes de qualquer coisa. A realização do check-up é muito importante antes de começar a praticar qualquer atividade física. Seja você atleta ou amador, não importa. O início de uma atividade física sem preparamento e monitoramento prévio pode ocasionar diversos problemas à saúde.
O check-up trata-se de uma bateria de exames onde o profissional avalia como está o funcionamento do coração. Nestes exames, é possível identificar indícios de problemas cardiovasculares ou respiratórios como, por exemplo, sopro, arritmia ou infarto.
Assim, após o Médico Cardiologista diagnosticar como está a saúde do seu coração, você poderá se exercitar com toda segurança.
No dia a dia, comece movimentando seu corpo com atividades simples
Como é sua rotina? Uma das formas de se exercitar, é ter a percepção dos movimentos que você faz no dia a dia. Em casa ou no trabalho, o alongamento é uma opção e também uma das formas de evitar dores, tensões musculares e problemas articulares, já que amplia o movimento e aumenta a elasticidade de todo o corpo.
Alongue para começar o dia bem
Ao acordar, separe dez minutinhos para começar o dia bem. Alongue o pescoço fazendo movimentos circulares para ambos os lados e de frente para trás. Depois, alongue os braços e as pernas para liberar a tensão e a rigidez muscular.
Se você trabalha muito tempo sentado, procure movimentar suas panturrilhas e tornozelos. É muito fácil: basta alongar suas pernas e apontar seus pés para frente e para trás 20 vezes. Depois, é só repetir fazendo movimentos circulares para estimular toda a região.
Outra dica é substituir a garrafa de água por um copo. Assim, além de levantar mais vezes para estimular a circulação, você também pode aproveitar para alongar seu corpo.
Lugares para se exercitar ao ar livre em Campinas: vamos lá?
Em meio aos compromissos do dia a dia, nada como respirar o ar fresco junto dos benefícios da prática de atividades ao ar livre. Você sabia que a natureza é uma grande amiga da circulação? Respirar o ar fresco em parques e bosques, além de ativar a circulação sanguínea, também ajuda a aumentar o número de células vermelhas no sangue.
Sabendo disso, separamos aqui alguns lugares para que você possa aproveitar mais da natureza liberando todo o estresse junto do suor. Confira quais são:
Lagoa do Taquaral
Para quem gosta de bastante espaço para se exercitar, a Lagoa do Taquaral é uma ótima opção. Além de ser bastante frequentado e conhecido em Campinas, é um dos lugares favoritos para quem gosta de movimentação. Lá, você encontra aparelhos de academia ao ar livre, ciclovia e pista para corrida. Lembrando que você também pode optar pelo pedalinho que, uma opção divertida e agradável para exercitar as pernas.
Para recarregar as energias físicas e mentais após exercício, aproveite para tomar uma água de côco para, enfim, descansar e observar a Lagoa.
Bosque dos Jequitibás
O Bosque dos Jequitibás é uma boa opção para quem mora no centro ou pelas redondezas. Em uma área de reserva florestal, o bosque é um local bastante agradável para realizar corridas e caminhadas. Ainda, após as atividades físicas, você pode aproveitar para esticar um pouco o percurso para conhecer o aquário e o museu, localizados dentro do próprio ambiente.
Centro de Convivência
Bastante conhecido, o Centro de Convivência também é uma opção interessante para quem mora entre Centro e Cambuí. Com fácil acesso, muitas pessoas costumam caminhar em volta do Teatro Carlos Gomes.
Além disso, aos Sábados e Domingos, o Centro de Convivência oferta uma feira, onde você pode aproveitar para curtir e relaxar, caminhando tranquilamente e observando todas as barracas.
Bosque dos Guarantãs
Aqui, uma outra opção agradável para começar sua caminhada ainda melhor. O Bosque dos Guarantãs é um parque ecológico com mata nativa e lago. Com espaço amplo, é bastante interessante para explorar e até mesmo para fazer trilhas. Há também uma área de esporte no bosque, onde você pode aproveitar para alongar antes e após as atividades.
Pedreira do Chapadão
A Pedreira do Chapadão é um espaço localizado em uma área ampla para quem gosta de contemplar a natureza junto das atividades físicas. Lá, você pode curtir a academia ao ar livre, correr ou caminhar com uma vista bem bonita observando o espelho d’água com cascata e diversos canteiros cheios de plantas e árvores.
Parque Ecológico (Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho)
Já em Barão Geraldo, você encontra o Parque Ecológico, uma ótima opção para quem gosta de caminhar e correr com uma vista bonita. Cercado por um lago, é ótimo para estimular a circulação com toda a vegetação que engloba o parque para aproveitar mais da natureza. Além disso, conta com equipamentos para alongamento para tornar as atividades ainda mais produtivas.
Independente da idade, lembre-se que, se você movimentar seu corpo todos os dias com exercícios de modo adequado, além de melhorar sua circulação, irá manter corpo e coração estimulados, protegidos e jovens por mais tempo. E não esqueça: o acompanhamento médico faz toda a diferença quando o assunto é a saúde do seu coração. Ele só tem a agradecer.
Obrigada por acompanhar a leitura até aqui. Agora que você sabe mais sobre a importância da atividade física, fica mais fácil manter seu coração protegido. Continue acompanhando nosso blog e confira outras dicas sobre saúde do coração.