Em tempos de Carnaval, o coração fica em festa. Seja na praia, no salão ou nos bloquinhos de rua: para curtir e aproveitar a folia, é muito importante pensar em alguns cuidados com a saúde e com o corpo para seguir firme na maratona da folia.
Pular por longas horas seguidas, se alimentar demais, ficar exposto muitas horas ao Sol, ingerir muitas bebidas alcoólicas e esquecer das horas de sono necessárias são alguns dos fatores que podem sobrecarregar a saúde cardíaca.
As mudanças no corpo decorrentes do envelhecimento natural requerem algumas dicas para aproveitar ao máximo. Aqui, falamos mais sobre alguns desses cuidados para curtir com consciência e responsabilidade sem descuidar da saúde do coração. Vamos a eles?
Vai pular carnaval? Pule e curta, mas não exagere
É comum se empolgar com as festividades. Por isso, vale lembrar que atividades físicas intensas como pular, dançar e até mesmo correr podem ser arriscadas e você já teve problemas de saúde ou se já faz um tempo que não faz check-up, podendo induzir arritmias, desmaios e hipertensão, especialmente para aqueles que já tem alguma condição cardíaca.
Vá com calma: álcool e estimulantes não são legais para o coração
Álcool e estimulantes podem fazer mal ao coração, principalmente se tomados juntos. Os energéticos em excesso são ricos em cafeína e taurina e por reduzirem a sensação de embriaguez, muitos acabam bebendo mais do que deveriam. Aproveite, mas sem exagerar.
Não deixe hidratação e conforto de lado: água e roupas leves são suas melhores opções
A desidratação não faz nada bem ao organismo. Com a falta de líquidos e a transpiração excessiva, o coração. Por isso, é necessário relembrar aqui a importância de andar com uma garrafinha de água na mão ou na bolsa.
Além dela, não esqueça de colocar roupas leves e arejadas, principalmente em ambientes mais fechados como salões.
Cuidado com o Sol: não economize no protetor solar
Se você for sair para curtir os bloquinhos ao ar livre, não economize no protetor solar. Ele é essencial para proteger a pele contra o envelhecimento da pele, das queimaduras de sol e, claro, contra o câncer de pele.
Agora, se for cair na água – mar, cachoeira ou piscina, por exemplo – é essencial a reaplicação do produto. Além dele, você também pode investir em um chapéu para proteger o rosto e o couro cabeludo, principalmente em horários de sol forte que ocorre entre 10h e 16h.
Respeite seu ritmo, mas sem exageros
Com a empolgação durante as festividades, é comum acabar dormindo menos e comendo mais, mas lembre-se que deixar o corpo descansar e investir em comidas mais leves é a melhor forma de curtir os dias com mais leveza.
Uma boa dica é deixar o despertador para mais tarde. Respeite seu ritmo, mas sem exageros. Se você for comer mais que o habitual, não se esqueça de incluir saladas junto das outras refeições, pois são ricas em fibras e contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Comece o dia bem: alongue-se
Sim, os alongamentos são muito importantes, principalmente após acordar. Esses exercícios físicos têm como objetivo principal preparar o corpo para alguma atividade física intensa, pois alongam os músculos, conferindo mais flexibilidade corporal. Além disso, eles são ótimos para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio.
Não pode sair de casa? Leve o bloco até você!
Se você não curtir a agitação do carnaval de rua ou caso tenha mobilidade reduzida, que tal chamar seus amigos e familiares para um programa mais tranquilo em casa? Com confete, serpentina e marchinhas de carnaval todo mundo fica bem feliz.
Nosso conteúdo foi importante para você? Compartilhe e leve essas informações para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas em nosso blog.