Aprender a lidar com pessoas próximas que sofrem com problemas do coração é fundamental. É preciso saber ouvir, incentivar, auxiliar, ouvir, cuidar e instruir. Aprender a ouvir sobre a dor do outro, incentivar e ajudar a criar hábitos saudáveis, a se livrar dos vícios e instigar a realização de consultas e exames são algumas das formas.
Confira como você pode ajudar e quais são os cuidados que você deve ter com pessoas que sofrem com problemas do coração. Acompanhe a leitura:
Incentive e ajude a criar hábitos saudáveis
Dietas não saudáveis e sedentarismo são grandes inimigos do coração. Incentivar e ajudar a pessoa que sofre com problemas do coração a criar hábitos saudáveis é a melhor coisa que você irá fazer. O incentivo começa desde o momento em que você convida a pessoa para dar uma volta ou a comer em algum lugar saudável. Além disso, você pode apresentar dados significativos com os benefícios de uma alimentação saudável.
Confira o artigo que preparamos com alguns dos alimentos que são grandes amigos do coração.
Aprenda a ouvir sobre a dor do outro
Você sabia que há uma relação muito próxima entre as doenças do coração e a depressão? Geralmente, quem tem problemas de coração, sofre de quadros depressivos, o que faz aumentar ainda mais os riscos de morte. Por isso, é preciso cuidar para que fortes emoções não levem ao estresse e também às crises de ansiedade.
Aprender a ouvir sobre a dor do outro, ou seja, o apoio emocional, é muito importante em todos os momentos. Nem sempre é fácil, mas com o apoio e a compreensão as coisas ficam mais leves. Por isso, ofereça ajuda e saiba ouvir quem está ao seu lado.
Não esqueça do aparelho de pressão
É muito importante que as medidas de tensão estejam baixas e avaliadas com regularidade. Quando a tensão está elevada, os riscos de doenças cardiovasculares aumentam significativamente, levando a outras complicações. Para quem sofre de coração, todo cuidado é pouco.
Incentive a se livrar dos vícios
Assim como as dietas não saudáveis, o cigarro e o consumo abusivo de álcool também são duas das maiores causas de problemas cardiovasculares. Para quem sofre ou já sofreu com problemas do coração, essas duas substâncias são grandes inimigas. Hoje em dia há muitos tratamentos eficazes que, muitas vezes, são desconhecidos por muitos que sofrem com esses problemas. Por isso, incentivar a pessoa a se livrar dos vícios é uma grande ajuda, mas lembre-se: o incentivo deve ser feito com sutileza. Você pode apresentar alternativas assertivas junto de dados e documentários para dar uma força e consistência ao que está mostrando para ela.
Instigue a realizar consultas e exames
Mesmo sabendo das condições de saúde do coração, ainda há muitas pessoas que acabam deixando pra lá, seja por teimosia ou por achar que está tudo bem. Se você convive com essa pessoa, mostre que sim, que é muito importante realizar consultas e exames regularmente. Assim, você estará ajudando para que ela permaneça com o coração saudável e sem maiores riscos.
Nossas informações sobre saúde do coração foram úteis para você? O objetivo da CCR Med é levar até você conteúdos relevantes relacionadas à saúde e bem-estar do coração. Confira outras dicas e cuidados que preparamos aqui.