| Blog da CCR med

Colesterol alto: previna e proteja seu coração
Colesterol alto: previna e proteja seu coração

Quais são os males do colesterol alto? O colesterol, por si só, não é um vilão. Ele é essencial para o organismo, já que atua como componente de todas as membranas de nossas células. Mas, em altos níveis, pode causar sérios problemas ao coração. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% da população adulta no país possui níveis elevados de colesterol. Por isso, é preciso saber tudo sobre ele para prevenir e manter seu coração protegido. Acompanhe a leitura!

Vamos lá?

Afinal, o que é o colesterol?

O colesterol é um composto químico gorduroso que integra a membrana das células do organismo, sendo um componente fundamental não só para a integridade das células como também para a produção de hormônios.

A maior parte é sintetizada no fígado e transportada no sangue por proteínas especiais que são encarregadas da distribuição do colesterol por todas as células do corpo que pode ser adquirido pela alimentação ou por produção endógena no fígado.

Dessa forma, é preciso entender mais sobre os tipos de colesterol existentes. Os níveis ideais variam de pessoa para pessoa, de acordo com o grau de risco para doenças cardiovasculares. Confira quais são:

HDL: o colesterol bom

Considerado como o colesterol bom, o HDL ajuda a limpar as placas de gordura das artérias as levando de volta para o fígado, impedindo assim seu acúmulo. Por isso, é sempre desejável e muito importante mantê-lo em alta.

LDL: o colesterol mau

O LDL está associado com o risco de desenvolver a doença coronariana e, por esse motivo, ficou popularmente conhecida como “colesterol mau”. Este tipo de colesterol se prende nas artérias e forma placas de gordura que pode ocasionar o entupimento dos vasos sanguíneos.

Mgmin-LDL: o colesterol supermau

O colesterol Mgmin-LDL supemau – também conhecido como ultraruim – é uma nova forma de mau colesterol descoberto por cientistas britânicos. Com uma textura bastante pegajosa, “gruda” na parede das artérias favorecendo o surgimento de outras placas de gordura, entupindo assim os vasos sanguíneos.

E o que influencia o nível de colesterol no sangue?

Embora a base da constituição física comece na genética, a maior parte dos fatores que levam um indivíduo a ter ou não uma boa saúde está ligada aos hábitos adotados durante a vida. 

Muitas pessoas costumam associar a obesidade ao colesterol alto. O aumento de peso pode, de fato, aumentar o nível de colesterol mau no sangue, mas uma pessoa magra também pode alcançar altos índices.

Veja aqui alguns mitos e verdades sobre o coração.

Por isso, sem dúvidas a boa alimentação e a prática de exercícios são essenciais para continuar com bons níveis de colesterol e, claro, para viver de forma saudável, sem correr riscos de adquirir doenças do coração. 

Além disso, pessoas que tenham histórico familiar com este problema devem ficar ainda mais atentas e cautelosas.

Alguns alimentos podem piorar os níveis de colesterol ruim

Evite o consumo de gorduras como o leite integral e seus derivados como queijos amarelos, manteiga, creme de leite, biscoitos amanteigados, salgados, sorvetes e embutidos em geral como linguiça, salsicha, frios e carnes vermelhas gordurosas.

Procure adicionar em sua rotina alimentar gorduras estratégicas para o organismo e proteínas de alto valor biológico. 

Confira aqui quais são os alimentos que ajudam a manter seu coração saudável.

Fique atento: o colesterol alto é uma doença silenciosa

Diferente de muitas doenças, vale lembrar que o colesterol alto não provoca sintomas. Dessa forma, saiba que ele não causa cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitação ou qualquer outro sintoma.

Em alguns casos, quando os valores estão extremamente elevados, é possível que haja alguns sinais clínicos, como olhos esbranquiçados, pontos amarelos de gordura ao redor dos olhos e depósitos de gordura amarelada em articulações ou tendões, como no calcanhar.

Assim, para identificar os níveis com assertividade, é necessária a realização de exames de sangue solicitados por um médico.

Previna e proteja seu coração: procure um Médico

Previna e proteja seu coração: procure um Médico

A melhor forma de prevenir e proteger seu coração do colesterol ruim é com a realização de exames para acompanhar como estão os níveis de colesterol no sangue.

É necessário ter o controle sobre estes níveis, assim, você pode diminuir as chances ter problemas cardiovasculares como infarto e o AVC, principais causas de mortes no Brasil. Consulte seu médico!

CCRmed: a Clínica de Cardiologia especializada em cuidar da saúde do seu coração

Desde 1986, a CCRmed é referência em Campinas em sua atuação pela saúde do coração. Sabemos que atendimento, compromisso ético, atualização e técnica são deveres daqueles que cuidam do coração.

O corpo clínico é composto por Médicos altamente qualificados nas áreas de Cardiologia, Ultrassonografia, Pneumologia e Nutrologia. Assim, todos os exames podem ser realizados em um só lugar com toda segurança e comodidade que você precisa.

A saúde do seu coração deve vir sempre em primeiro lugar. Cuide-se!

 

Nosso conteúdo foi importante para você? Compartilhe e leve essas informações para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas em nosso blog

CONTEÚDOS RELACIONADOS