| Blog da CCR med

Cuidados com idosos na quarentena: dicas para mente e coração
Cuidados com idosos na quarente

Neste cenário, extremamente delicado para os idosos, todo cuidado é pouco. Na quarentena, quando se trata daqueles que têm idade mais avançada, é necessário que os familiares fiquem mais atentos.

Cuidados na rotina com a alimentação, com os exercícios em casa, medicação nos horários certos, o incentivo à tecnologia e saber ouvir o que eles têm a dizer são fatores imprescindíveis para manter mente e coração saudáveis.

Aqui, listamos alguns cuidados e atividades que podem ser feitas para diminuir o estresse e ansiedade neste período de isolamento. Acompanhe a leitura e confira nossas dicas!

Rotina: uma amiga bem-vinda

A estrutura cotidiana é necessária e ajuda a manter o bem-estar do idoso durante este período. Todos sabemos que a rotina é fundamental na vida e, por esse motivo, é muito importante mantê-la em dia. 

Acordar e dormir todos os dias no mesmo horário, não passar o dia todo de pijama e elaborar o que irá ser feito no dia seguinte são formas de manter os dias bem organizados.

Incentive e ajude a criar hábitos saudáveis

Dietas não saudáveis e sedentarismo são grandes inimigos do coração. Ficar de olho na quantidade de sal, no colesterol e orientar o idoso a alimentar-se nos horários certos são algumas das formas de incentivá-lo.

Além disso, você também pode explicar os malefícios do excesso de gordura e os alimentos que podem piorar os níveis de colesterol ruim para que eles continuem vivendo de forma saudável. 

Apresentar dados significativos com os benefícios de uma boa alimentação e os alimentos necessários que devem ser incluídos no dia a dia é uma boa maneira de informá-los do jeito certo.

Confira o artigo que preparamos com alguns dos alimentos que são grandes amigos do coração aqui.

Exercícios em casa: o momento pede adaptação

Para aqueles que já estão acostumados a fazer exercícios em academias ou ao ar livre, o ideal é adaptar alguns exercícios em casa na medida do possível. 

Vale lembrar que, se o idoso já teve problemas cardíacos ou pretende fazer exercícios mais intensos, é necessário o acompanhamento de um médico cardiologista para que os exercícios sejam feitos com segurança.

Você pode ajudá-lo a procurar aulas online para a terceira idade, sendo uma opção divertida para toda a família. Vale lembrar que a atividade física libera o hormônio do bem-estar, responsável por proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

Banho de Sol: para manter a vitamina D em dia

Na terceira idade, o organismo reduz naturalmente a produção de vitamina D, o que pode levar a fraturas dos ossos e à diminuição da absorção de cálcio por órgãos vitais, como intestino e rins, gerando fadiga e dores musculares.

Tomar um banho de Sol de dez a quinze minutos por dia, além de elevar a produção de vitamina D, melhora o bem-estar geral, ajuda a produzir hormônios além de reduzir problemas psicológicos e emocionais.

Pergunte se a medicação está em dia 

Se o idoso faz uso de medicamentos, é sempre importante estar atento aos horários e doses diárias para evitar o agravamento de doenças. O uso de uma caixa organizadora é uma ótima opção, já que auxilia a manter a medicação em dia.

Além disso, o ideal é se programar e evitar de ir muitas vezes à farmácia. Como a recomendação é ficar em casa, a compra por delivery é essencial neste momento. Dessa forma, você evita o contato com outras pessoas.

Confira aqui alguns cuidados que se deve ter com pessoas que sofrem de problemas do coração.

Ensine-os a compreender a tecnologia

Eles podem até ter uma certa resistência, mas agora é o momento dos idosos compreenderem a tecnologia. Por isso, tenha paciência e os ajude a entender como funcionam os aplicativos.

Com esses recursos, fica muito mais fácil manter vínculos sociais e familiares. Não podemos formar um grupo físico mas, através do WhatsApp ou Skype, por exemplo, é possível trocar afinidades, receitas e o que mais gostarem.

Pratique o revezamento entre toda a família

Para que o idoso não se sinta sozinho na quarentena, é necessário o revezamento organizado entre toda a família. A ideia é manter uma rotina para que ninguém se sinta isolado emocionalmente. Dessa forma, você pode investir em telefonemas, e-mails, chamadas de vídeo, entre outras opções para animá-lo. 

Terapia ocupacional: atividades para valorizar o tempo em casa

Há várias formas de preencher o tempo em casa que, muitas vezes, acabam caindo no esquecimento. Bordar, jogar palavras cruzadas e fazer receitas que demandam tempo para preparar, assar, embalar e guardar são ótimas opções para entretê-los por mais tempo.

E também jogos antigos para relembrar os velhos tempos

Recordar é viver. Criar momentos de descontração com a família com jogos de tabuleiro, de baralho, dama e até mesmo a prática de exercícios físicos como a amarelinha são ótimas pedidas para distrair em casa com muita alegria.

A escrita também pode ser uma ótima aliada

Incentivar os idosos a escrever também é uma das formas de permanecer com a mente saudável na quarentena. Afinal, colocar todos os sentimentos no papel também faz muito bem para o coração. Além de aliviar o estresse, ela também ajuda a ter uma boa noite de sono e melhora a atividade cerebral.

E lembre-se: o apoio emocional é muito importante, em todos os momentos. Nem sempre é fácil, mas com o apoio e a compreensão as coisas ficam mais leves. Por isso, ofereça ajuda sempre que eles precisarem.

Gostou das nossas dicas de cuidados com idosos para passar bem a quarentena? Compartilhe e leve essas informações para mais gente e confira outras dicas em nosso blog sobre saúde e bem-estar do coração.

CONTEÚDOS RELACIONADOS