| Blog da CCR med

Sopro no coração: o que é e quais as causas?
Sopro no coração: o que é e quais as causas?

Um ruído diferente que pode ser percebido durante a ausculta do coração. O sopro no coração é esse barulhinho diferente que o sangue pode fazer ao passar por estruturas do coração. 

O sopro no coração, na maioria dos casos, não é grave. Na verdade, ele não chega a ser uma doença em si, mas um sinal de que algo pode não estar bem no sistema cardiovascular. 

No entanto, há casos mais raros em que ruído estranho percebido nos batimentos do coração pode ser patológico e estar associado a situações mais preocupantes. 

Por isso, para compreender melhor o que é o sopro no coração, suas causas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e cuide bem do ritmo do seu coração e da sua vida. 

 

O que é o sopro no coração?

Vamos começar a entender o que é o sopro no coração e por qual motivo ele se apresenta em algumas pessoas. 

O sopro cardíaco é o ruído que pode ser ouvido – auscultado durante o exame clínico – e que é produzido pela passagem do fluxo de sangue pelas estruturas do coração. 

O sopro no coração acontece quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria. Assim, como se enfrentasse maior dificuldade para fazer a travessia, a passagem do sangue acaba por emitir o som. 

Então, o sopro cardíaco trata-se de um sinal do peito de que algo pode não estar no seu perfeito estado de funcionamento. 

Inocente ou vilão do coração?

Mas o sopro no coração é grave? Bem, há dois tipos de sopro: o funcional ou fisiológico, que é chamado também de sopro inocente, e o sopro patológico, que pode ser resultado de problemas no coração, como alterações nas valvas cardíacas.

 

  • sopro funcional ou fisiológico

Neste caso, o sopro não representa nenhuma alteração cardíaca, não estando relacionado com patologias e não necessita de tratamento. 

Esse tipo de sopro pode ser decorrente de alguma outra condição, sem relação com problemas cardíacos, tais como febre, anemia, ou até mesmo surgir após a prática de uma atividade física.

Os sopros considerados inocentes são comuns em crianças e estima-se que de 50 a 70% delas apresentam esse tipo de sopro na idade escolar – sem que haja qualquer comprometimento no desenvolvimento saudável dos pequenos. 

 

  • sopro patológico 

Já os sopros patológicos, que são mais raros, merecem atenção maior, pois são sinais de problemas no coração, como alterações nas válvulas.

Por isso, é importante ficar atento ao alerta passado pelo ruído e somente um diagnóstico médico será capaz de identificar o tipo de sopro e seus desdobramentos. 

Os sopros patológicos podem ser também resquícios de complicações de doenças como a febre reumática e miocardite.

Quais as causas do sopro no coração?

Como vimos acima, o sopro no coração funcional acontece quando o fluxo sanguíneo passa mais rapidamente pelo coração. Assim, ele pode acontecer quando se pratica exercícios físicos ou quando se tem febre. Nestes casos, o sopro some naturalmente. 

Já no caso do sopro patológico, as causas podem estar relacionadas ao mal funcionamento de uma válvula cardíaca degenerada, quando o orifício de passagem está reduzido ou quando existe a dificuldade de se fechar. 

Aqui, é preciso que o médico cardiologista faça a avaliação correta e o diagnóstico para que possa identificar a origem do ruído. 

Outras causas para o sopro considerado anormal são infecções e condições que comprometem as estruturas do coração. Entre elas, podemos citar a endocardite. 

No caso de bebês e crianças, o sopro patológico, na maioria dos casos, é gerado por alguma questão cardíaca congênita que pode vir a comprometer a formação do coração durante seu desenvolvimento

Quais os sintomas do sopro no coração?

Bem, agora que conhecemos os tipos e as causas, vamos falar dos sintomas do sopro no coração. Quando se tratam dos sopros funcionais, mais comuns em crianças, não há sintomas. 

No entanto, quando se trata de um sopro patológico, anormal, que pode indicar doenças cardíacas, o ruído pode vir acompanhado de sintomas como: 

  • falta de ar
  • tosse crônica
  • veias do pescoço aumentadas
  • falta de apetite
  • tontura
  • pele azulada
  • dor no peito
  • transpiração intensa mesmo sem esforço algum.

Quais os fatores de risco para sopro no coração?

Conhecer os fatores de risco para as doenças cardiovasculares é fundamental para atuar na adoção de medidas preventivas e também para que o diagnóstico seja o mais acertado possível.  

Assim, os fatores de risco para o aparecimento do sopro no coração são:

  • História familiar doenças cardíacas
  • Uso de determinados medicamentos, álcool ou drogas na gestação;
  • Doenças durante a gestação 
  • Hipertensão
  • Histórico de febre reumática
  • Radioterapia próxima do peito
  • Endocardite anterior
  • Infarto anterior
  • Hipertensão pulmonar
  • Músculo do coração fraco

Como é feito o diagnóstico do sopro no coração?

Assim como todas as doenças cardiovasculares, o diagnóstico do sopro no coração deve ser feito por um médico cardiologista, durante o exame clínico, e também por meio de exames de imagens complementares, como raio X de tórax e ecocardiograma.

 

Então, ao se dar conta de algum dos sintomas citados acima ou fatores de risco, é fundamental procurar pela orientação médica para um diagnóstico correto e seguro. 

Como é o tratamento para sopro no coração?

No caso do sopro fisiológico, o coração é absolutamente normal e o ruído pode sumir naturalmente. Assim, é possível viver a vida sem restrições.

Já nas situações em que o sopro é patológico, dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito por meio da administração de medicamentos e também por cirurgia. 

Mas o caminho que será seguido para tratar do sopro no coração deverá ser definido pelo médico cardiologista responsável, em conjunto com o paciente. 

Por fim, vale lembrar sempre que os problemas cardíacos, em sua maioria, podem ser evitados ou amenizados quando se adota um estilo de vida mais saudável, que inclua a prática regular de atividades físicas, uma dieta equilibrada, mais prazer e menos estresse, certo?

 

 

As informações foram úteis para você? Compartilhe e leve conteúdo para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas em nosso blog.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS